Termos e Condições

As presentes condições regulamentam as compras e vendas efetuadas na loja on-line slowcloset.pt, assim como a utilização dos serviços prestados pela Slow Closet. O contrato de compra e venda será subscrito entre o Utilizador, na sua condição de consumidor, e a entidade Slow Closet, com sede social em Lisboa, com o N.I.F.: 228886260 e marca nacional registada nº 623318.

Slow Closet reserva-se no direito de alterar os presentes Termos e Condições em qualquer momento e sem aviso prévio. As Condições de Compra aplicáveis serão as que se encontrem em vigor aquando da aceitação por parte do utilizador, pelo que se sugere a sua leitura periódica.

 

Compromisso de boa utilização da Internet

A Slow Closet poderá anular qualquer encomenda ou serviço solicitado, bem como informar as autoridades competentes se razoavelmente suspeitar de uma utilização abusiva ou fraudulenta.

 

Disponibilidade do Serviço

Os artigos da loja online serão entregues ao domicílio ou poderão ser recolhidos pelo cliente na morada da Slow Closet. É obrigação do utilizador certificar-se de que estará alguém presente na morada indicada na data de entrega ou responsabilizar-se pela recolha da encomenda no posto CTT indicado.

 

Venda de roupa

Introdução geral

Slow Closet disponibiliza a qualquer pessoa a possibilidade de vender as suas peças de vestuário em slowcloset.pt. O Utilizador é qualquer pessoa física que use a Plataforma para rentabilizar o seu roupeiro de forma a recuperar parte do valor dos artigos de vestuário que queira vender.

Slow Closet oferece um método de venda destinado a pessoas que:

  1. Tenham peças de vestuário em bom estado que por algum motivo queiram vender;
  2. Reconheçam o serviço prestado pela Slow Closet e estejam dispostas a partilhar com a Slow Closet uma percentagem do valor de venda, caso uma ou várias das suas peças sejam vendidas através da Plataforma.

As peças de vestuário são enviadas pelo Utilizador para a Slow Closet que as vai processar e expor na sua Plataforma se assim considerar adequado, ou, se não for esse o caso, devolvê-las ao Utilizador ou doá-las a uma instituição de solidariedade social consoante a preferência expressa por cada Utilizador. A Slow Closet partilha com o Utilizador uma percentagem do valor de cada peça vendida.

O Utilizador pode entregar roupa, sapatos ou acessórios de mulher e criança, desde que em bom estado e em boas condições de limpeza.

Vender roupa

Para vender roupa na Slow Closet o Utilizador deve seguir o seguinte procedimento:

  1. Preencher o formulário de envio disponível em pt, no separador “Venda aqui”.
  • a) No preenchimento do Formulário, o Utilizador deverá indicar o número de peças que irá enviar (máximo 30), assim como o IBAN de uma conta bancária aberta junto de uma entidade portuguesa para a qual a Slow Closetirá transferir quaisquer montantes referentes a vendas de artigos de vestuário entregues pelo Utilizador;
  • b) O Utilizador pode indicar o valor original estimado de cada peça. Embora facultativa, esta indicação ajuda a Slow Closeta avaliar as peças e a atribuir os respetivos preços de venda;
  • c) O Utilizador deve indicar no Formulário como pretende que a Slow Closet processe as peças submetidas, mas não selecionadas pela Slow Closet para expor na Plataforma (“Peças Não Selecionadas”):

Opção A: a Slow Closet entrega as Peças Não Selecionadas a uma ou mais instituições de solidariedade social à escolha da Slow Closet.

Opção B: a Slow Closet devolve as Peças Não Selecionadas ao Utilizador, por correio, sendo as despesas de envio suportadas pelo Utilizador;

 

    • O Utilizador deve confirmar se aceita que a sua identificação pessoal seja utilizada para identificar o seu Closet Virtual e, em caso afirmativo, indicar o nome que pretende que seja apresentado.
  1. Após submissão do Formulário em slowcloset.pt, o Utilizador entra em lista de espera, devendo aguardar um contacto por parte da equipa Slow Closet;
  2. Slow Closet, mediante a sua disponibilidade de processamento, entra em contacto com o Utilizador para dar seguimento ao processo de envio;
  3. Ao ser contactado, o Utilizador recebe um código único que deve ser impresso e colocado no interior da embalagem a preparar pelo Utilizador contendo a totalidade das peças que queira entregar à Slow Closet conforme indicado no Formulário previamente submetido;
  4. Após receber estas informações, o utilizador deverá enviar a embalagem, devidamente identificada, para a Slow Closet, no prazo máximo de 5 dias úteis, para a morada de envio indicada pela equipa da Slow Closet aquando o contacto, suportando o Utilizador os custos de envio. Alternativamente, o Utilizador pode, no mesmo prazo e na mesma morada, entregar presencialmente a embalagem, devendo contactar a Slow Closet para agendar previamente a sua receção.
  5. Na caixa de envio, o Utilizador pode juntar um documento com informação extra acerca das peças como por exemplo os preços originais se assim o desejar.
  6. O número máximo de peças por envio/código está por agora limitado a 30. A Slow Closet está focada em prestar um serviço de qualidade a cada Utilizador e procura dar oportunidade a todos os que queiram vender sua roupa na Plataforma. Estamos a trabalhar para aumentar a nossa capacidade de processamento de modo a podermos receber um volume maior de cada Utilizador;
  7. No prazo de um mês, a partir da data da receção da embalagem pela Slow Closet, o Utilizador receberá um link para aceder à secção da Plataforma onde poderá encontrar as suas peças que tiverem sido selecionadas pela Slow Closet (“Closet Virtual”). O Utilizador pode partilhar o seu Closet Virtual utilizando o mesmo link, por forma a divulgar as suas peças e aumentar as suas vendas.

Se forem enviadas na embalagem mais do que 30 peças, a Slow Closet reserva-se ao direito de reenviar para o Utilizador as peças excedentes (custo do reenvio suportado pelo Utilizador) ou de doar as referidas peças a uma ou mais instituições de solidariedade social a serem selecionadas pela Slow Closet;

Se o Utilizador selecionar a Opção A aquando o preenchimento do Formulário, referida no ponto 1 c) desta secção dos Termos e Condições, a Slow Closet reserva-se ao direito de depositar em contentores públicos peças que estejam visivelmente degradadas ou em fim do ciclo de vida e que não possam ser, por esse efeito, comercializadas ou doadas, cabendo à Slow Closet a responsabilidade exclusiva de aferir a qualidade e o destino de cada peça;

Se o Utilizador selecionar a Opção B aquando o preenchimento do Formulário, referida no ponto 1 c) desta secção dos Termos e Condições, a Slow Closet enviará ao Utilizador todas as Peças Não Selecionadas, bem como quaisquer peças que sejam retiradas da Plataforma nos termos aplicáveis. O Utilizador confirma que os custos do envio serão suportados por si e aceita que este envio seja feito por correio a cobrar no destino. Caso o Utilizador falhe o recebimento das peças, a Slow Closet compromete-se a tentar o envio novamente (até 2 tentativas).

Se o Utilizador tiver aceitado a criação de um Closet Virtual com a sua identificação pessoal, poderá, em qualquer momento, solicitar que alguma peça disponível seja dissociada do seu Closet Virtual, não podendo, sem prejuízo do previsto nestes Termos e Condições, solicitar à Slow Closet que a peça seja retirada da Plataforma.

Após 6 meses de serem colocadas na Plataforma, as peças de vestuário não vendidas poderão ser removidas da Plataforma pela Slow Closet e devolvidas ao Utilizador ou doadas a uma ou mais instituições de solidariedade social à escolha da Slow Closet consoante o Utilizador tenha selecionado a Opção A ou B, respetivamente, referidas no ponto 1 c) desta secção dos Termos e Condições;

O Utilizador reconhece e aceita que as peças de vestuário não podem ser retiradas da Plataforma por vontade do Utilizador, nem a sua devolução por parte da Slow Closet pode ser exigida pelo Utilizador antes de se terem passado 13 meses desde a data da sua receção pela Slow Closet, ou 12 meses desde a data em que foram colocadas na Plataforma, qualquer que seja a primeira;

Para efeitos de esclarecimento, o Utilizador reconhece e aceita que à Slow Closet não cabe qualquer obrigação perante o Utilizador de comunicar quais as peças doadas ou depositadas em contentor público caso o Utilizador tenha selecionado a Opção B, referida no ponto 1 c) desta secção dos Termos e Condições;

Slow Closet fornece um serviço completo ao Utilizador, cobrindo todas etapas necessárias de processamento e comercialização das peças de vestuário enviadas pelo Utilizador. Este processo inclui:

  • Contacto com Utilizadores;
  • Receção das peças
  • Seleção das peças;
  • Organização;
  • Etiquetagem;
  • Preparação para fotografia;
  • Fotografias em estúdio;
  • Tratamento e organização das fotografias;
  • Fotografias com modelo fotográfico (eventualmente);
  • Armazenamento;
  • Importação das peças para o site;
  • Embalagem;
  • Envio por transportadora ou entrega em mãos na sede;
  • Gestão de devoluções;
  • Transferência bancária para o Utilizador.
  • Comunicação com os clientes;
  • Gestão do site;
  • Gestão das redes sociais;
  • Gestão de backoffice;
  • Logística;
  • Despesas variadas: materiais de armazenamento, packaging, gestão do site e da Plataforma, comunicação, etc.

 

Critérios de Aceitação de Vestuário pela Slow Closet

Slow Closet tem um nível de exigência elevado para salvaguardar o interesse dos clientes que pretendam adquirir qualquer produto disponível na Plataforma;

São descartados, e por isso não colocados na Plataforma, todos os artigos que a Slow Closet considere não estarem em condições para a venda ou de acordo com os critérios da oferta que a Slow Closet pretende ter disponível;

São aceites:

  • roupa, sapatos e acessórios de mulher e criança;
  • peças limpas, pelo que aconselhamos que sejam lavadas previamente à entrega;

Não são aceites:

  • peças com nódoasodores desagradáveis ou aberturas.
  • peças com tecido em mau estado, com borbotos ou aspeto gasto;
  • peças de roupa interior, roupa para dormir ou fatos de banho usados;

Slow Closet reserva-se ao direito de rejeitar qualquer peça que não cumpra os critérios acima referidos ou outros que Slow Closet considere relevantes.

Excecionalmente, a Slow Closet pode optar por aceitar peças de vestuário que não cumpram as condições anteriormente referidas, ficando à exclusiva responsabilidade da Slow Closet definir os casos em que, apesar de qualquer defeito, as peças possam ainda assim ser colocadas na Plataforma,  ficando o defeito registado e sendo apresentado nos detalhes da peça visíveis por qualquer cliente.

 

Valorização da Roupa

Valorização Inicial e Ajuste de Preços

Slow Closet reserva para si o exclusivo direito de atribuir um preço a cada peça entregue pelo Utilizador (“Preço Original”). Esta valorização é feita com base:

  • na procura;
  • nos preços originais estimados providenciados pelo Utilizador (se aplicável);
  • na marca da peça;
  • no estado de conservação da peça;
  • na pesquisa de produtos comparáveis.

Slow Closet valoriza a opinião e o conhecimento do Utilizador sobre cada peça, pelo que mesmo que não o tenha feito no preenchimento do Formulário, o Utilizador pode posteriormente, e em qualquer momento, sugerir à Slow Closetajustes aos preços de venda das suas peças;

O Utilizador reconhece e aceita que quaisquer sugestões apresentadas por si são meramente indicativas e que a Slow Closet não fica obrigada a aceitar tais sugestões, nem a fazer qualquer ajuste ao preço de venda;

O Utilizador reconhece e aceita também que não pode pedir à Slow Closet para retirar alguma peça, mesmo que não concorde com o preço de venda atribuído pela Slow Closet;

Sem prejuízo do ponto anterior, 6 meses após a peça ter sido colocada na Plataforma, o Utilizador pode solicitar uma redução de preço até 30% em comparação com o Preço Original. Para efeitos de esclarecimento, o Utilizador aceita que não pode solicitar em qualquer momento, um aumento de preço para alguma das peças do seu Closet Virtual;

Sem prejuízo do ponto anterior, a Slow Closet pode, em qualquer momento, ajustar o preço de venda de qualquer peça disponível na Plataforma.

 

Roupa que não é aceite

  • A roupa não aceite é devolvida ao Utilizador ou entregue a Instituições de Solidariedade Social, conforme indicado pelo Utilizador no preenchimento do Formulário.

 

Pagamento da roupa

Todas as peças colocadas na Plataforma pela Slow Closet têm um custo de processamento, associado ao procedimento anteriormente descrito nestes Termos e Condições, independentemente do preço de venda. Por esse motivo, a partilha de valor com o Utilizador aumenta à medida que aumenta o preço de venda ao cliente.

A partilha de valor com o Utilizador é definida pela seguinte tabela:

Distribuição de valores
Valor de venda Percentagem para o Utilizador
até 6,00 € até 15%
de 6,01 € a 16,00 € de 15% a 30%
de 16,00 € a 50,00 € de 30% a 50%
de 50,00 € a 200,00 € de 50% a 80%
de 200,00 € a ∞ de 80% a ∞ (Máx 50€ para a Slow Closet)

Slow Closet reserva-se ao direito de unilateralmente alterar a tabela acima.

Slow Closet transfere mensalmente para o Utilizador, na primeira semana de cada mês,  os valores correspondentes à venda de peças do seu Closet Virtual de acordo com distribuição prevista na tabela acima e caso sejam cumpridas as seguintes condições:

  1. O valor acumulado a partilhar pela Slow Closet com o Utilizador no último dia do mês anterior seja superior a 10€;
  2. Apenas contam para o valor a partilhar pela Slow Closet as vendas que tenham ocorrido até 15 dias antes do último dia do mês anterior (para prevenir eventuais devoluções);
  3. Em qualquer caso, o valor a partilhar pela Slow Closet deverá ser transferido para o Utilizador no máximo até 6 meses após a última venda de uma peça de vestuário do Closet Virtual do Utilizador, mesmo que o critério do ponto 1. não seja cumprido.

Os valores a serem pagos pela Slow Closet serão transferidos para o IBAN indicado pelo Utilizador no Formulário.

 

Compra de roupa

  • A Slow Closet oferece os seus serviços de intermediação entre o Utilizador e os consumidores finais, de tal forma que os consumidores finais possam adquirir as peças dos Utilizadores através da Slow Closet;
  • Slow Closet assume as suas obrigações como agente intermediário e responsabiliza-se exclusivamente pelos serviços prestados aos Utilizadores e consumidores finais.

 

Preços

Os preços apresentados na Plataforma são os preços finais que já incorporaram o preço de venda, as comissões, o IVA e os impostos que podem ser aplicáveis. O Utilizador não terá nenhuma sobretaxa adicional, além dos gastos de envio.

 

Processo de compra

  • Aceder à secção “Loja” em slowcloset.pt;
  • Pesquisar, através dos filtros, diferentes categorias ou “Closet de” para aceder aos closets virtuais;
  • Através de um clique, aceder a uma informação mais completa de cada artigo, fotografias de diferentes perspetivas, nome, descrição, estado, estação, preço;
  • Depois de selecionar a peça pretendida, o Utilizador adiciona-a à sua encomenda, clicando em “Adicionar ao carrinho”.
  • Depois, o Utilizador pode adicionar mais artigos ou finalizar a sua encomenda;
  • Para finalizar, o Utilizador deve clicar no símbolo do carrinho de compras e finalizar;
  • O Utilizador deve preencher criteriosamente a informação de contacto e endereço de envio, para evitar erros de envio;
  • Depois, deve selecionar o método de pagamento, verificar os dados e confirmar a encomenda.

 

Disponibilidade dos produtos

  • Só existe um produto disponível por referência, ou seja, cada produto é único.

 

Prazo e gastos de envio

  • Não selecionando a opção de recolha no local, o Utilizador paga tarifas de envio e de embalamento no valor total de 5 Euros;
  • As encomendas demoram entre 2 e 5 dias úteis a chegar ao destino;
  • Slow Closet faz apenas envios para Portugal Continental e Ilhas;
  • O envio é gratuito para compras iguais ou superiores a 70€.

 

Política de desistência (devolução)

  • O Utilizador pode exercer o seu direito à desistência;
  • As compras cujas entregas ainda não foram geridas dão-se como “Abertas” no Histórico de Compra do Utilizador e poderão ser canceladas diretamente pelo mesmo, através do botão “Cancelar”.
  • Para as compras já enviadas, as devoluções serão realizadas conforme o seguinte procedimento:
  • Se, por alguma razão, o Utilizador não está satisfeito com a sua compra, tem a possibilidade de exercer o direito de devolver os artigos num prazo de 15 dias consecutivos após a data de compra do artigo, desde que os itens sejam recebidos dentro desse mesmo período.
  • Para devolver os artigos, o Utilizador, dentro do prazo acima mencionado, deverá entrar em contacto com a Slow Closet via e-mail. A devolução do(s) artigo(s) deverá ser feita pelo Utilizador.
  • Os produtos deverão devolver-se intactos: não podem estar danificados ou sem a etiqueta Slow Closet.
  • A devolução apenas se entenderá como concluída quando os artigos chegarem às instalações da Slow Closet. A Slow Closet não assumirá os possíveis custos ou incidentes que possam surgir do transporte dos artigos devolvidos, que serão da exclusiva responsabilidade do comprador.
  • Cumprindo os pontos citados anteriormente, será feita uma devolução de 100% do valor da compra.
  • Se o Utilizador solicitar uma devolução, a Slow Closet verificará o estado do (s) artigo (s) e, dependendo do cumprimento das condições mencionadas anteriormente, poderá ocorrer o seguinte:
  1. O produto não cumpre as condições e por isso a devolução é rejeitada pela Slow Closet: neste caso o Utilizador será contactado dentro de 7 dias e as peças ser-lhe-ão novamente enviadas. Todas as despesas geradas por este reembolso serão da responsabilidade do Utilizador, incluindo o transporte desses artigos (do cliente para a Slow Closet e respetiva devolução), impostos ou taxas alfandegárias, quando aplicável.
  2. O produto está em conformidade com as condições mencionadas anteriormente e, portanto, a sua devolução é aceite pela Slow Closet. Neste caso, o Utilizador receberá um email a informar que a devolução foi aceite e a Slow Closet irá proceder ao pagamento do valor dos itens devolvidos para o IBAN indicado no Formulário.

 

 

Consultoria em organização de closets

 

Slow Closet disponibiliza a possibilidade de usufruir de um serviço de organização de roupeiros, que pode solicitar através dos contactos disponíveis no site. O consumidor é qualquer pessoa física que use este serviço para otimizar e possivelmente rentabilizar o seu closet. Para rentabilizar o roupeiro, durante o processo de organização, serão selecionadas peças em bom estado que o Utilizador não use e que queira vender ou doar através da Slow Closet.

O processo de Organização de Closets:

  • Visita ao local para uma avaliação geral, conhecimento do cliente e da situação;
  • Delinear objetivos junto do cliente;
  • Triagem – Confrontação consciente com todos os objetos que possuímos.
  • Categorização – Separação dos itens por categoria e definição do local escolhido para cada categoria.
  • Implementação – Arrumar no local escolhido.
  • Identificação – Cada objeto está devidamente familiarizado.

 

Nesta fase de triagem é essencial a presença do Utilizador. É muito importante para o sucesso da organização e futura funcionalidade do closet que o Utilizador faça, em conjunto com a Slow Closet, uma seleção das peças que não usa. Este processo vai tornar o closet mais leve e prático para o dia-a-dia;

Uma segunda razão pela qual é importante o cliente estar presente é a possibilidade de aprender técnicas de organização que o ajudarão a mantê-la por mais tempo.

Honorários Organização de Closets

 

  1. Pack Parcial

Consiste em: Triagem + Venda/doação

Nesta opção, mediante pagamento do serviço, a Slow Closet desloca-se à residência da cliente e faz a triagem das peças de interesse para venda na Slow Closet e peças para doação (caso esse seja o desejo da cliente).

CONDIÇÕES:

  • O serviço base tem o custo de 30€;
  • Após a primeira hora, acresce 10€/h.

 

  1. Pack Completo

Consiste em: Triagem + Organização de closet + Venda/doação

Nesta opção, mediante pagamento do serviço, a Slow Closet desloca-se à residência da cliente e faz a triagem das peças de interesse para venda na Slow Closet e peças para doação (caso esse seja o desejo da cliente). Para além deste serviço, neste pack, existe uma posterior organização das peças restantes assim como uma formação em como estas devem ser organizadas por forma a manter a organização e funcionalidade máxima para o dia-a-dia

CONDIÇÕES:

  • 4 horas (min) 25€/h;
  • Após as primeiras 4h, acresce 10€/h.

 

Honorários incluem:

  • Deslocação a casa do cliente dentro do Concelho de Lisboa;
  • Honorários pelo serviço;
  • Transmissão de dicas e técnicas de organização (no usufruto do Pack Completo);
  • Deslocação a pontos de venda de utensílios de organização, se necessário (no usufruto do Pack Completo);
  • Posterior transporte das peças separadas para doar a instituições de solidariedade social, reciclagem ou venda na Slow Closet.

 

Notas em relação ao serviço de consultoria em organização:

  • A todos os valores apresentados acresce o IVA à taxa legal em vigor.
  • A todos os valores apresentados acresce o custo (caso necessário) de materiais de organização, como, cabides, cestos, caixas, entre outros.
  • Serviços prestados fora do Concelho de Lisboa serão feitos mediante o pagamento acrescido de deslocação.

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